quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Correu fazendo o bem

Hoje de manhã ouvia na Rádio Observador a notícia da atribuição do Prémio 'Ética no Desporto' ao judoca Jorge Fonseca, quando um dos comentadores interrompeu o locutor aludindo a Paulo Gonçalves e ao facto de também ter vencido, há poucos anos, esse mesmo prémio.

A marca impressiva de Paulo Gonçalves é, sem dúvida, a ética e altruísmo com que pautou a sua participação na alta competição (e fora dela, seguramente), tornando-o referência para colegas e outros desportistas, ultrapassando as fronteiras de Portugal.



No fatídico domingo de 12 de janeiro, a triste notícia do falecimento de Paulo Gonçalves correu enquanto, na Matriz de Esposende, decorria a Missa de ação de graças por mais um aniversário da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Esposende.

Na excelente homilia que proferiu, comentando sobre o exemplo dos bombeiros, cujo lema é "Vida por Vida" o Pe. Zé aludiu a este escrito de São Paulo sobre Jesus Cristo «Passou fazendo o bem», comentando o quão bom seria que, sobre cada um de nós, alguém pudesse colocar um dia no respetivo epitáfio, «Passou fazendo o bem».

Sem o saber, a reflexão do Pe. Zé acabava por ser, naquele momento, uma justa meditação sobre o exemplo e testemunho deixados por Paulo Gonçalves e que, depois da sua morte, continuam a ser lembrados, como foi hoje o caso referido na Rádio Observador.

O futuro reservar-nos-á diversas e merecidas homenagens a Paulo Gonçalves. 

Que, nalguma delas, se possa gravar a inscrição «Correu fazendo o bem» e, assim, a sua maior marca deixada no Desporto possa continuar a ser lembrada e, sobretudo, vivificada por cada um de nós, e pelas gerações futuras, nas nossas vidas, para que um dia também possam dizer de nós o mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário