segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Dar voz ao Autarca!

Finalmente os DAMA actuaram em Esposende!

Estas coisas da meteorologia dão sempre uns apertos quando é necessário agendar algo com meses de antecedência e quando não temos recintos cobertos com dimensão de servirem de plano B (se temos necessidade/dimensão que justifique um equipamento dessa natureza... já será mote para muitas linhas, talvez um outro dia!).

Certo é que a pretexto do concerto dos DAMA a JSD Esposende saiu à rua. E saiu, trazendo um sofá para o meio do evento, desafiando quem passava a escrever ideias num quadro sob o mote "não sejas um político de sofá"!

É certo que noutros tempos esta era uma iniciativa impensável! Pelo menos nos tempos da minha passagem por lá sempre nos foi pedido pelo poder político que a nossa actividade não "contaminasse" os eventos de juventude. Não me recordo se alguma vez "furamos o esquema" ou não! É possível que tenha acontecido mas sinceramente não me recordo que tenha! Pelo menos recordo-me de nunca termos politizado os locais das grandes iniciativas de verão: marginal e largos dos bombeiros. Recordo-me aliás de isso ter sido motivo de discórdia com o CDS, quando este colocou no largo dos bombeiros um outdoor de campanha em plena época de concertos.

Certo é que essa "pesca em rede cheia" nunca nos foi possível! E em boa verdade esses eram tempos de uma jota que se contava em centenas! Muito por fruto do trabalho dos que me antecederam, outro tanto por fruto do trabalho dos que me acompanharam! Foram sem dúvida outros tempos!

Pese embora tal facto, gostei de ver a JSD na rua! Porque nenhum "desdém" posso ter por uma estrutura que tanto me deu! Aquele "ser da jota" é coisa que não se esquece! Pela "bichinho", pela camaradagem, pelo traquejo dá em certos contextos... enfim!
Fez bem "a jota" em ir para a rua! Discorde-se sim o tempo, momento e local, mas nunca da irreverência!

E a pretexto da iniciativa terão sido alguns os que sentaram no sofá!
Das Fotos partilhadas na página da estrutura no facebook é visível que "incubadoras de empresas", "empreendedorismo", "conselho municipal da juventude"... entre outras, são reivindicações que levam uma década e que ainda não se executaram por cá! Haja fé!
Depois... bem... depois há outras reivindicações cujo único ponto "razoável" é o facto de mostrarem que a malta nova sabe escrever (ainda que não saiba o que escreve, nem o que diz, nem o que pensa)!

Pelo meio passou também o nosso Autarca Mor!
Confesso que me senti tremendamente tentado a criar "um blog anónimo" para compilar "edições marotas" naquele quadro branco... mas são já tantos os blogs anónimos sobre Esposende... que ser mais um era coisa banal!

Assim sendo, aqui partilho "uma base de trabalho"! Sejam criativos, e partilhem connosco através de comentários. e-mail ou fb as palavras que, no vosso entender, gostavam que o Autarca tivesse escrito!



(O anseio original do Arq. Benjamim Pereira está aqui!)

Sem comentários:

Enviar um comentário