domingo, 20 de março de 2016

À mesa com Esposende

A ACICE organizou o evento "Mesa de doçaria tradicional e vinhos do concelho" e este evento pode ser mais do que um evento, mas uma forma de publicitar o concelho.

Não sou muito dado a bairrismos mas em algumas coisas temos de seguir a velha máxima do futebol distrital: Em nossa casa mandamos nós!

Acredito que o que vou dizer possa ser injusto, que já foram sido feitos esforços nesse sentido e que existam algumas restrições  nesse sentido, mas a verdade é que os produtos alimentares do concelho continuam a ter uma representação diminuta nos nossos estabelecimentos de restauração.

Desde os vinhos aos lacticínios, que não existe uma imagem de marca, uma chamada, um mupi que seja que atraia a atenção de quem nos visita, e de quem cá mora, para publicitar e incentivar o consumo dos produtos locais.

Seria interessante começar esta campanha pelos nossos locais de restauração junto à Marginal de Esposende, Ofir e zona da restauração de Apúlia, e avançar para os restantes locais de restauração, já que assim garantimos que se começa a cativar público visitante e o público local.

Claro está que para esta ação de campanha os preços terão de ser minimamente competitivos, baixos por outras palavras, já que para poder ganhar alguma quota de mercado, não poderemos ter ilusões que existe disponibilidade dos consumidores para pagarem produtos desconhecidos com muito valor acrescentado ou para embarcarem em experiências.

Associar o logótipo da cidade a este conjunto de empresas seria interessante e até criar uma secção de promoção destas empresas no site de turismo de Esposende.

Estando esta primeira fase ultrapassada, a segunda fase seria estender esta campanha aos nossos supermercados e mercearias, incluindo se possível o Continente/Minipreço/Lidl/Mercatlas, para garantir um nível de vendas mínimo no seu mercado local e poder partir para uma distribuição mais difusa.

Eu até diria que seria interessante que estes diferentes produtos pudessem ser vendidos em cabaz, quem comprar 1 palete de vinho leva 5 caixas de manteiga a 50% do preço original, para os tornar mais atrativos para os canais de distribuição e poder.

A união faz a força e num concelho como o nosso a união é uma necessidade. 

Sem comentários:

Enviar um comentário