sábado, 13 de setembro de 2014

Fórum Esposendense - 25 anos

Já lá vai quase um mês, mas aqui o "estaminé", penso eu, não poderia deixar passar em claro a oportunidade de felicitar uma associação como o Fórum Esposendense pelos seus 25 anos. 
Estarei a incorrer no risco de "louvar" uma associação, esquecendo-me de outras que trabalham em prol do Concelho de Esposende e, que em muitos casos, substituem a responsabilidade do poder nacional, visto que quando ao poder local, temos assistido nos últimos anos a um estreitar de relações entre as instituições, o que é de enaltecer.

Mas corro este risco porque o Fórum é, sem dúvida, uma das associações com dinâmica acima da média, uma associação cuja intervenção é vasta, com a publicação do jornal "Farol de Esposende", com a reconstrução da Catraia (um dos símbolos de Esposende), com a requalificação do edifício dos Socorros a Náufragos e instalação do Museu Marítimo nesse espaço, com a requalificação do edifício dos Estaleiros, entre tantas outras... 
Bem, a obra fala por si!!!

Em 25 anos a obra é enorme, a associação cresceu, amadureceu, tornou-se mais profissional. Certamente não foram anos fáceis, com um começo atribulado como contam os seus fundadores, direcções e amigos, que nos momentos iniciais da associação encontraram grandes dificuldades e os tão afamados "velhos do Restelo". 
Mas ela ai está, de pedra e cal...

Eu tinha 6 anos quando o Fórum nasceu, mas acompanhei o crescimento da associação, por entre as conversas do saudoso amigo Armindo Duarte (Rochinha) com o meu pai, das conversas entre os fundadores, através da construção da Catraia em que, quando podia, "fugia" até aos estaleiros para ver a sua evolução, com o embalar e colar as etiquetas nas primeiras edições do jornal para expedição, com algumas férias a trabalhar na sede da Rua da Nogueira. O meu crescimento foi feito, também, com o crescimento do Fórum. 

Mas, mais importante é deixar uma palavra de apreço aos fundadores e colaboradores mais activos do Fórum. A associação, como foi pensada e como foi construída é o VOSSO LEGADO, é o legado que deixam às gentes de Esposende, é o vosso nome inscrito na história e nas estórias deste Concelho. A vossa visão perdurará, assim o espero, nas mãos dos mais jovens que vos irão substituir e aos quais entregastes e continuareis a entregar o futuro da associação. 

Bem hajam pelo esforço, pela dedicação e pela edificação de tão valorosa Associação!!! 

Sem comentários:

Enviar um comentário