terça-feira, 21 de julho de 2015

Esposende impulsiona desenvolvimento económico!!!

Hoje pela matina, em mais uma das minhas leituras zapping ao que não se faz por cá, deparo-me com isto Município de Esposende impulsiona desenvolvimento económico no concelho

Primeira reacção: WOW! 
Segunda reacção: QUÊ???

Tenho andado desinspirado para a escrita! De repente deparo-me com algo que aparenta poder ser interessante e, no fim de contas, o que retiro da pomposa notícias é que Esposende, apesar da sua pequena dimensão, é incapaz de ter uma resposta interna às suas próprias assimetrias.

Não vem mal nenhum em pedir ajuda! Em abrir portas à obtenção de receita em prol do desenvolvimento local seja por que via for. Mas o que de mais relevante retiro é a constatação do que vem sendo óbvio ha tempo demais por estes lados: só se "faz bonito" na marginal de Esposende, e o resto do concelho vem-se contentando com um rumo de infraestruturas. 

Queres viver ali na tua freguesia ao lado do centro da cidade? Força! Já tens água da rede pública lá e também já lá chegou o saneamento! É portanto uma freguesia desenvolvida!

E equipamentos de lazer? Um simples jardim? Um lugar ao sol?
Isso tens na marginal. Ou então vais à praia que é bom e natural!

Reconheço a importância das infraestruturas de água e saneamento, mas o desenvolvimento das freguesias não pode resumir-se a isso, nem pode ser dado como concluído o desenvolvimento de uma localidade logo que esta concluída a instalação de tais redes. A ser assim, dispensem-se os projectos políticos em tempo de eleições e eleja-se o empreiteiro que vai ganhar o concurso para tais infraestruturas.

Falta sem dúvida alguma um rumo para a qualidade de vida e conforto nas nossas freguesias. Falta um projecto de igualdade. 

Falta sem dúvida alguma um rumo que não faça do concelho apenas aquela porção de terra que fica na margem da marginal.

Digo eu!

Sem comentários:

Enviar um comentário