quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Consciência Ambiental

Ontem li nos jornais nacionais que Guimarães, à semelhança de muitas cidades por esse mundo fora, irá passar a cobrar a factura dos resíduos através dos sacos e não de tarifas fixas na factura da água.

Gostava muito sinceramente de ver esse sistema implementado cá pelo nosso burgo! 

Claro que, ao bom registo nacional, haverá quem seja avesso à evolução. Certamente não faltaria quem passasse a depositar o lixo à socapa só para não ser visto a usar sacos "não oficiais"!

Aliás, as minhas pedaladas de fim de semana têm-me permitido perceber que, a julgar pelos sítios onde alguns despejam detritos de tudo e mais algum coisa no meio dos montes, temos ainda muita gente com uma consciência ambiental ao nível da idade da pedra. Não raras vezes, no meio de trilhos onde até de bicicleta se passa mal, deparamo-nos com verdadeiros depósitos de lixo, que alguém, garantidamente com dificuldade e veículo a merecer pouca estima, se dignou a descarregar às escondidas, com razões que desconhecemos mas que certamente estarão associadas a estados de morte cerebral (e isto é o mais "politicamente correcto" que consigo ser para qualificar tal nível de selvajaria e imundície).

Mas na essência, que cada um pague pelo lixo que produz, parece-me justo!
Num país que tanto apregoa o princípio do "utilizador pagador" (alguém se esquece das SCUTS?), porque não acabarmos de vez com estas tarifas fixas que são a galinha de ovos de ouro para alguns serviços?

Certo é que, num mundo ideal, toda a gente saberia separar o lixo e bom era que o lixo reciclável pudesse ser "auto-financiável", ao passo que o indiferenciado deveria esse sim, ser taxado por saco (seja por venda de saco ou venda vinhetas para saco).

Claro que num cenário desses não faltaria quem misturasse o lixo indiferenciado nos sacos do reciclável só para se livrar do lixo sem pagar.

A verdade é que, apesar de muitos receios e "fura-esquemas" que a gente perspective, olhando para o nosso concelho, há uma evolução assinalável no que respeita à separação de resíduos, para o que muito contribuiu a distribuição dos ecopontos pelo concelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário