segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Serviço Público

Os jornais "Farol de Esposende" e "Notícias de Esposende" têm brindado os seus leitores, ao longo dos últimos meses, com entrevistas a personalidades do concelho que, no presente, ou no passado, destacaram-se nas suas áreas de actividade ou na intervenção cívica, seja a nível local, seja a nível regional e, nalguns casos, até mesmo nacional.
Se no caso do "Farol de Esposende", as entrevistas distam entre si no tempo, já quanto ao "Notícias de Esposende", pelo mérito e empenho de Mário Fernandes, as entrevistas são publicadas numa base semanal.
Os dois jornais locais proporcionam, com estas rubricas, um verdadeiro serviço público, que só pode merecer o nosso fortíssimo aplauso.
Lembro-me de, aqui há uns anos atrás, na apresentação do vasto estudo que José Felgueiras acabara de publicar dedicado ao tema “SETE SÉCULOS NO MAR (XIV a XX)”, o presidente da câmara municipal de então, João Cepa, ter defendido que a obra, pelo seu relevo histórico local, deveria ser dada a conhecer nas várias escolas do concelho. Não sei se alguma vez se tomou acção a partir dessa oportuna sugestão.
Sei, no entanto, que o percurso e vida de certas personalidades do nosso concelho, nas mais variadas áreas da sociedade civil, devem ser dadas a conhecer aos jovens esposendenses que se estão a formar nas nossas escolas. O saber da vida não está apenas nos livros.
As recentes entrevistas com José Gonçalo Areia (publicada no "Farol de Esposende") e José Felgueiras (publicada no "Notícias de Esposende"), são um bom exemplo disso mesmo. 
Para o(a) jovem estudante esposendense, as suas leituras, que se recomendam vivamente, não terão qualquer relevância para o teste que estão a preparar, mas não tenho dúvidas que farão mais pela abertura dos seus horizontes, do que muitas provas ou trabalhos de casa com que ocupam os seus tempos.

Sem comentários:

Enviar um comentário