terça-feira, 17 de abril de 2018

Papagaios de Papel do 25 de Abril !

 No dia 25 de Abril, teremos em Esposende um workshop de Papagaios de Papel.

 Não me interpretem mal, nada tenho contra os papagaios de papel, e até admito que gostava de saber fazer uns melhores, nem contra quem queira nele participar, mas deixar esta atividade como atividade única neste dia no cartaz de eventos do município deixa-me espantado e revoltado.

 Já me referi diversas vezes à falta de eventos alusivos à revolução de Abril e uma certa falta de interesse por parte dos dirigentes do nosso município a esta data, algo que é transversal a todas as dinastias políticas que pela Rua 1º de Dezembro passaram, e vou-me continuar a referir até que alguém se chateie.

 Esta é uma data para passarmos aos mais novos valores, histórias, realidades daquilo que foi um país antes do 25 de Abril e depois do 25 de Abril, o que era a guerra colonial, o colonialismo, o Ultramar, a ditadura, a União Nacional, a emigração a salto, o isolacionismo histórico, a pobreza histórica das nossas gentes,  mostrar de uma forma didática, mas séria, o que foi o PREC, a descolonização, a abertura ao exterior e à Europa, não é uma data para aprenderem papagaios de papel.

 É uma data para mostrarmos às nossas crianças a realidade de um país que pouco mais era do que indigente, retrógrado, bafiento, cinzento e polvilhado com muito "respeitinho".

 É uma data que deve ser aproveitada para mostrarmos às nossas crianças que afinal Portugal não era um país maravilhoso no "tempo da outra senhora" como muitos hoje não têm vergonha de exaltar e revindicar, para que não cresçam nas supostas verdades históricas dos derrotados de Abril e dos que se aproveitam da acalmia da sociedade para trazerem ao cimo o que lhes realmente vai na alma.

 É uma data para combatermos a estupidificação infantil que esta nova sociedade do politicamente correto promove, a hidrolisação de tudo o que é mau e desconfortável, que evita o horrível da História e só se foca na contínua infantilidade das nossas crianças e dos nossos jovens,  como se tudo fosse algo passageiro e passível de ser tornado cor-de-rosa.

 Não meus amigos, a História de Portugal  está longe de ter sido cor-de-rosa, e se alguns jovens perceberem o que foi a Guiné ou Angola vão perceber que as séries americanas que vêm sobre o Iraque ou o Daesh não são mais do que uma história de embalar recém-nascidos!

A História nunca deve ser esquecida!



Sem comentários:

Enviar um comentário