quinta-feira, 10 de março de 2016

Poder de encaixe

Recentemente, a Casa da Juventude de Esposende organizou uma tertúlia dedicada aos jovens valores esposendenses da política. 
Foi convidado para moderar o evento João Pedro Lopes, antigo presidente da Juventude Popular (CDS) de Esposende e um nome incontornável na história esposendense da participação política organizada pelos jovens
Para quem acompanha a actualidade política esposendense, nomeadamente no que toca à opinião publicada, sabe que João Pedro Lopes tem sido um dos esposendenses mais interventivos na cena local.
Através da sua coluna regular no jornal «Notícias de Esposende», João Pedro Lopes tem escrito vários artigos de opinião críticos para com a liderança de Benjamim Pereira.
Causou, por isso, espanto que para um evento municipal se tenha convidado para moderador um assumido crítico do actual poder político local e que ainda há bem pouco tempo disponibilizou-se para concorrer, nas próximas eleições, à presidência da câmara municipal.
Confesso que nunca pensei que o executivo, no caso representado pelo vereador Rui Pereira, tivesse tamanha magnanimidade.
Certamente que esta escolha teve a anuência de Benjamim Pereira, o que demonstra um salutar poder de encaixe por parte do edil esposendense.
Claro está que se numa próxima edição do «Notícias de Esposende», João Pedro Lopes voltar a escrever que já não há paciência para Benjamim Pereira, muitos troçarão da falta de tacto de quem o convidou para moderar a tertúlia sobre os jovens valores da política.
Diria que é um risco para quem anda na política e assume cargos executivos. Mas antes dar a face e promover a participação de pessoas que realmente se adequam e justificam em determinado evento, ainda que tenham ideias contrárias às nossas, do que, por rancor ou pequenez, não o fazer. Uma vez eleito, o presidente da câmara é o presidente de todos os esposendenses, sem excepção.

Sem comentários:

Enviar um comentário