terça-feira, 5 de maio de 2015

Ciclovia - falha a corrigir

Para aqueles que não dispensam o seu passeio ou corrida pela belíssima marginal de Esposende, certamente que já se terão dado conta que a ciclovia alarga exponencialmente junto ao Pé no Rio. O modesto tapete vermelho ganha aí uma outra dimensão.
Ora, nessa zona, na falta de outro pavimento que permita distinguir o que deve ser utilizado por peões e o que deve ser utilizado por ciclistas, o tapete acaba por ser percorrido indistintamente por todos. Por outras palavras, deixa de existir qualquer fronteira entre as duas rodas e aqueles que, tranquilamente, correm ou andam a pé.
Por isso, não são de admirar os episódios em que por um triz ciclista e peão evitam um valente embate entre si, para não falar dos casos em que isso acabou por suceder.
Talvez por lapso, alguém se esqueceu de fazer uma clara demarcação, a tinta branca por exemplo, nessa faixa alargada da ciclovia que se situa junto ao Pé no Rio. 
Seria útil que se efectivasse essa demarcação, mantendo a separação evidente que existe ao longo do resto da ciclovia, designadamente entre o espaço que compete aos peões e o espaço que cabe aos ciclistas. 
Com a aproximação dos meses de calor, será mais flagrante a movimentação de pessoas na marginal. Ora, uma vez que ocorre nesta altura uma intervenção na marginal, tendo em vista o alargamento da ciclovia, esta é uma boa altura também para ser feita uma breve intervenção no espaço junto ao Pé no Rio, corrigindo a falha aqui apontada.

Sem comentários:

Enviar um comentário