sábado, 23 de maio de 2015

Gabinete de apoio ao investidor

Numa altura em que o investimento diminui, em que as oportunidades de criação de emprego se reduzem e numa realidade cada vez mais competitiva em atrair quem tem capital financeiro e humano, é necessário que os concelhos em si sejam competitivos na atração dessas oportunidades.
Recentemente, a Câmara Municipal de Santo Tirso deu um passo em frente muito interessante nessa captação de investimento, o Gabinete de apoio ao investidor.
Este gabinete visa facilitar a atração e acompanhamento das empresas interessadas em estar no concelho de Santo Tirso, prestando numa 1ª fase o apoio ao nível de licenças camarárias, reduzindo os prazos legais para a obtenção destas e das isenções e incentivos fiscais que as empresas podem reclamar.
Este gabinete também tem a capacidade, e para mim a mais interessante, de inventariar e colocar à disposição das empresas a informação acerca da qualificação da mão-de-obra disponível do concelho, quer a informação relativo aos terrenos disponíveis no concelho e das infraestruturas que servem os mesmos, saneamento, eletricidade, estradas, etc.
Para melhorar a informação que este gabinete vai distribuir, será efetuado um novo inventário sobre os terrenos disponíveis em Santo Tirso, com a informação sobre as suas infraestruturas, preço de mercado dos terrenos, proprietário, etc.
É um gabinete que tem como principal característica a criação de valor através da informação e coloca de parte a insistência na construção de grandes infraestruturas. Em abono da verdade, tenho de dizer que Santo Tirso fez um bom plano a médio prazo na criação destas infraestruturas e hoje já se permite a fazer uma procura mais refinada e já não olha apenas para o cimento.
Penso que esta é uma boa ideia que Esposende poderia copiar. Fazer um gabinete que aglomerasse estas informações e que ainda conseguisse aglomerar a informação acerca da mão-de-obra que temos no concelho, quer dos seus habitantes, quer dos naturais, para poder atrair mais empresas.
Se não formos atrativos, ninguém nos compra e um produto que não é comprado é facilmente esquecido.

Sem comentários:

Enviar um comentário