segunda-feira, 18 de maio de 2015

Um privilégio da natureza e...da oração!


Como católico, gosto de ir anualmente até Fátima, já visitei o Vaticano e já conheci Santiago de Compostela. Como tantos outros, desejo, também, um dia poder fazer a minha peregrinação até à Terra Santa.

Peregrinados alguns dos lugares religiosos mais emblemáticos, continuava a faltar-me, para vergonha pessoal, a participação na peregrinação anual que decorre na minha própria terra, a peregrinação na Senhora da Guia, que tem sempre lugar no primeiro domingo após o 13 de Maio. 
No ano passado, decidi reparar essa grave lacuna, tendo ido à peregrinação. Este ano, voltei a marcar comparência.
Duas edições depois, o primeiro pensamento que assalta a cabeça é: como foi possível ignorar esta peregrinação tanto tempo?
É que, sem qualquer especial favor, o santuário da Senhora da Guia é dos lugares mais fantásticos do nosso concelho e distrito, e que, do ponto de vista religioso, consegue proporcionar um altar de oração único, tal a envolvência da natureza que o rodeia, e vista deslumbrante sobre o ocenao, gerando contínuas ações de graças sobre as maravilhas que o Senhor operou. É de facto uma fortuna imensa o concelho poder ter um lugar de encanto tão íntimo e especial como é o Santuário da Guia.

De há 14 anos para cá que, anualmente, o arciprestado do concelho leva a cabo esta peregrinação. Todos os anos, uma paróquia diferente fica incumbida de organizar e gerir os preparativos da peregrinação. 
A edição deste ano ficou marcada pelo fortíssimo calor que se fez sentir. Algo que acaba por ser inevitável, dada a época do ano em que se realiza a peregrinação. Várias pessoas acabaram mesmo por desmaiar, tendo de aguardar pela chegada da ambulância. Num caso, uma peregrina acabou mesmo por ter sido transportada pela viatura da GNR.

Como 14 anos já dão alguma estaleca para a organização de edições futuras, gostaria de aproveitar a ocasião para partilhar algumas sugestões para a próxima peregrinação na Senhora da Guia:

1. Melhor publicidade da peregrinação.
Conforme acima referi, é um lugar muito especial do ponto de vista religioso e que deve ser peregrinado pelos milhares de crentes do concelho. Infelizmente, a peregrinação ainda não é suficiente e amplamente publicitada pelas paróquias (falar uma semana antes é pouco).

2. Numa boa preparação é que está o ganho de uma peregrinação bem sucedida
Escalar a Senhora da Guia, debaixo de sol imponente, não é brincadeira. Ora, se qualquer peregrino que realize peregrinação a Fátima a pé é avisado para todos os cuidados e devido planeamento, o mesmo deve suceder, também, com os peregrinos da Senhora da Guia. 
Desde o calçado e roupa a usar, passando pela necessidade de ingerirem água com regularidade, uso de protetor solar e chapéus, etc.
Não sei se isso é feito. Sei que na minha paróquia nada foi dito nesse sentido. Ora, pela sua importância, são avisos pertinentes e que fazem falta. No próximo ano, os párocos devem, insistentemente, focar esse ponto.

3. Equipa de apoio
Por força do forte calor que se faz sentir, deve haver um dispositivo de segurança em permanência, da Cruz Vermelha por exemplo, para poder socorrer prontamente os peregrinos, desde os que desmaiam, passando por aqueles que apanham uma insolação ou que estão desidratados. 
Ontem enquanto decorria a Eucaristia não se vislumbrava qualquer equipa de apoio, nem ambulância estacionada, o que não se percebe dada o elevado número de pessoas que a peregrinação congrega.
Nesse âmbito, também seria útil se houvesse uma equipa a distribuir águas pelas pessoas, pois muitas gastam as suas bebidas num instante ou não vão devidamente munidas das garrafas suficientes. 

A 15 de Maio de 2016, conto estar, de novo, na peregrinação na Senhora da Guia. Para os leitores do Largo dos Peixinhos que nunca foram, fica a sugestão. É um lugar de oração sem igual e que vale bem a pena ser peregrinado.

Sem comentários:

Enviar um comentário