quinta-feira, 11 de junho de 2015

Corridas primaveris

Mais um ano, mais uma Corrida da Primavera.
É com grande prazer que participo pela 3.ª vez na corrida da Primavera e devo dizer que esta última edição terá sido a mais equilibrada de todas, com o número de participantes a estar perto do perfeito e com as condições climatéricas a permitirem melhores performances (relembro dilúvio da 1.ª edição e o calor africano da 2.ª edição).
Cada vez mais a Corrida da Primavera se torna um evento no calendário regional em termos de corridas mas ainda lhe falta algo mais ao nível da promoção para se afirmar como um evento de primeiro plano no panorama das corridas que se realizam nos distritos de Braga, Porto e Viana do Castelo.

Não se poderá comparar com a Maratona do Porto, Meia-Maratona Sport-Zone, São Silvestres do Porto e com a corrida do São João do Porto nem com a Meia-Maratona de Cortegaça e da Régua, eventos que contam com forte presença de atletas da zona Norte e da zona Centro. Numa outra dimensão temos também as Meias-Maratonas de Viana do Castelo e de Barcelos que contam com forte presença dos atletas dos distritos de Braga e Porto.
Para dinamizarmos mais a Corrida da Primavera penso que seria importante apostar num novo símbolo, mais apelativo e sensual para o público alvo. Percebo que a atual mascote pode ter potencial como mascote, mas necessitaria de um nome e de uma máquina de campanha que a tornasse conhecida e que isso é um recurso que a organização não deve conseguir fazer.

Outro ponto que pode trazer mais pessoas e fidelizar mais pessoas a esta prova seria aumentar os presentes à chegada. Eu sei que parece simples e até algo ingénuo, mas durante anos a corrida de Famalicão era conhecida e concorrida devido aos bolos-reis que distribuía e é sempre um gesto bem visto por quem não é de Esposende.

Finalmente, penso que teríamos de fazer um acordo entre os hotéis , restaurantes, cafés e até os museus locais para oferecer vales de desconto para quem participasse nesta prova. Um pacote atrativo seria uma noite no hotel com descontos para grupos num dos restaurantes locais o que atrairia grupos e famílias principalmente da zona centro e Espanha.
O grande desafio será o de ressuscitar a Meia-Maratona “Cidade de Esposende” que ocorreu entre 2000 e 2006 e que quando em 2007 passou para a Inatel apenas estava acessível aos atletas federados e ditou o seu fim compulsivo devido à fraca adesão.

Saúdo daqui o Teodósio pelo esforço que na altura colocou em organizar este evento quando as corridas ainda não estavam na moda e pelos atletas que conseguiu trazer a Esposende para uma prova que não contava com nenhuma tradição.

Esta prova teria de ter outros contornos do que a sua edição original, que preconizava 2 voltas de 10km no mesmo trajeto, mas um trajeto mais alargado e mais agradável ao participante, podendo até, e isto era uma boa lança em África, ser estendida a Fão e fazendo-a passar pela ponte de Fão, penso que seria um grande postal de Esposende.

Sem comentários:

Enviar um comentário