terça-feira, 30 de junho de 2015

Jogo das Estrelas


Há muitos anos atrás, era Alberto Figueiredo presidente da Câmara, Esposende associou-se às cidades de Ozoir-la-Ferrière (França) e São Domingos (Cabo-Verde), passando a estar geminada com ambas.
Pretendia-se, com essa relação, promover a partilha de conhecimento e experiências nos mais variados domínios (cultura, desporto, ambiente, economia), desenvolvendo as competências de uma localidade com base no que de melhor sabia fazer a outra.
Quase 20 anos após o estabelecimento das geminações, o balanço é desolador. Tirando a inauguração de ruas em Esposende com o nome de Ozoir-la-Ferrière e São Domingos, ou a presença de representantes de cada uma daquelas cidades nas festas da Cidade (e mesmo aí, só nos primeiros anos), não se vislumbram casos concretos em que tenha sido concretizado o intercâmbio desejado. 
Que medida inspirada no exemplo de Ozoir-la-Ferrière ou São Domingos foi posta em prática no concelho? Ou que experiência de sucesso em Esposende foi replicada em qualquer uma daquelas localidades?
A ausência de iniciativas no âmbito das geminações estabelecidas, faz questionar a utilidade na manutenção dessas cooperações. Ter o nome e não tomar qualquer acção a partir dele não faz qualquer sentido.
Recentemente, o Município de Esposende divulgou uma iniciativa que visa recolher donativos a favor das crianças de S. Domingos. Trata-se de um jogo de futebol com antigos jogadores de futebol conhecidos. Esse jogo será precedido por outro que contará com a presença de políticos e figuras públicas.
Curioso que uma iniciativa que incide sobre um município com o qual Esposende está geminado se faça sem a "prata da casa"
O Município poderia promover um concerto, ou uma série de concertos pelo concelho, do Coro dos Pequenos Cantores de Esposende, com as receitas a reverterem a favor da causa anunciada. O Município poderia também encomendar uma peça de teatro ao grupo de teatro amador local, cujas sessões costumam ser bastante concorridas. O Município poderia também promover uma corrida/caminhada solidárias, ou não seja Esposende e a sua marginal um palco privilegiadíssimo para a prática do desporto.
No entanto, a opção acabou por residir antes num jogo de futebol, precedido por outro, com a anunciada presença de antigos jogadores conhecidos e figuras públicas. 
Ao invés de colocar-se o melhor de Esposende ao serviço de um município com o qual estamos geminados, vamos, antes, dispor o relvado do estádio Pe. Sá Pereira ao serviço de figuras públicas e menos públicas, e outros, para que possam dar uso às chuteiras e posar para a foto.
E assim (não) vai a geminação à moda de Esposende...

Sem comentários:

Enviar um comentário