sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Mudanças...

14.01.2015
Errar é humano... continuar a errar, continua a ser humano!
O dia de ontem ficou marcado pela reorganização das pastas na Casa Grande!
Ainda que as mudanças não tenham merecido as habituais notas de imprensa, vai-se já sabendo alguma coisa.

Em primeira linha, sabe-se de fonte segura que o Mayor reconheceu alguns erros nas suas opções passadas, sobretudo no que respeitou à distribuição de algumas “pastas”!
Desenganem-se contudo aqueles que pensam que o homem interiorizou o dito popular “aprender com os erros é uma virtude”!! Se tratássemos de um jogo de batalha naval esse palpite mereceria um rotundo “água”!

Comecemos então, com base na parca informação disponível, uma breve análise!

Benjamim Pereira: 
O nosso Mayor chama a si a pasta das obras, pasta onde (pelo menos aparentemente) desempenhou  com competência as funções, nos tempos em que as assumiu enquanto vice.
Até aqui tudo bem! Direi mesmo, que retornando o Mayor ao adequado pelouro das obras, deixa assim livre a “cadeira de cima” para que o ex-autarca possa voltar nas próximas eleições, encontrando a equipa a jogas nas mesmas posições em que a deixou.
Problemas: ao retirar a pasta das obras ao seu vice o chefe de fila auto-atestou a sua falha na “contratação”. 
Benjamim Pereira não confiou em nenhum dos seus colegas de vereação para, promovê-lo à condição de vice. Ao invés, foi à estrutura do Partido pescar um membro activo e com um perfil sereno (quiçá com medo da sombra) e entregou-lhe a vice-presidência com um pelouro que toda a gente sabia não seria o mais adequado! Não se tratará aqui certamente de diminuir a capacidade de trabalho e adaptação da pessoa em causa, mas tão somente de reconhecer o óbvio: haveria outras pastas onde Maranhão Peixoto representaria uma clara mais-valia para o executivo. Assim não o viu o chefe de fila - e diga-se, continua a negar as evidências com esta remodelação.

Maranhão Peixoto: 
O “vice” no lugar ingrato! “Contratado” directamente para o topo da tabela, fazendo lembrar a chegada de Benjamim Pereira ao executivo, foi entregue a um pelouro para o qual, veio Benjamim Pereira a atestar, não estar afinado. 
Para nós, aqui no Largo, que vínhamos achando que, num tempo em que a construção está serena, o vice vinha cumprindo, não deixa de ser novidade que o chefe dele assim não o entenda - sinal que “intra-muros” algo vai mal.
Honra lhe seja feita, Maranhão Peixoto recebia as pessoas! Ora isto levanta uma outra questão: se não faltam as vozes a reclamar na rua de que Benjamim Pereira não tem tempo para receber ninguém, onde arranjará tempo para responder às solicitações relativas ao urbanismo? Irá ter mais um assessor para esta área? E se for para ter assessor, porque não assessorou Maranhão Peixoto, afirmando-o assim no lugar, ao invés de o fragilizar com este revés?
Perdidas as obras, Maranhão Peixoto ganha o Desenvolvimento Económico, Agricultura, Pescas, Mercados e Feiras!
O desenvolvimento económico tem sido uma das bandeiras de Benjamim Pereira, a verdade é que o retorno tem sido “zero”! E não, não creio que tal se deva a responsabilidades da até aqui vereadora da pasta! Tal dever-se-á tão somente a um programa político sem rumo! Porque da mesma forma que vemos o Mayor assumir a dianteira na pasta da cultura, surgindo sistematicamente nas sessões “solenes” de lançamento de publicações, interessante seria vê-lo também com intervenção nesta área - e não, assinaturas de manifestos de intenções para centros de estudos não são desenvolvimento! O Estado deve ocupar zonas pelas quais os privados não demonstrem interesse e não o contrário!
A ver vamos! Mas aposto já que Maranhão Peixoto não fará melhor que Raquel Vale, porque o problema é global e não de uma mera pasta! Não se conhecendo também aptidões claras ao vice para esta área, forçoso será concluir que o critério tenha que ver o a “costela” de Mar - logo, pasta das pescas!
(Áreas: desenvolvimento económico, agricultura e pescas, comércio e indústria, mercados e feiras, energia, mobilidade, proteção civil e segurança, florestas).

Jaquelina Areias: 
Mantém-se nas mesmas funções! Arriscaria que depois das “novelas” que envolveram a Escola de Música, EPE e coros... o melhor será “não mexam mais senão estraga”!
Ofuscada nos actos públicos pela presença do chefe de fila, melhor será manter o “trabalho de secretaria”!
Comparada a todos os outros, bem que poderiam ser-lhe atribuídas mais áreas funcionais!
(Áreas: Educação e Cultura)

Rui Pereira: 
Como vimos por aqui dando nota, tem sido o elemento mais activo, muitas vezes a solo. 
Assume, além do que já tinha, a gestão e manutenção de infra-estruturas). Não será certamente nada que o faça vacilar, a menos que a intenção seja meter-lhe aos pés os buracos das vias de um concelho cada vez mais voltado para as “selfies” na marginal.
(Áreas: turismo, desporto, juventude, transportes e gestão e manutenção de infra-estruturas)

Raquel Vale: 
Saqueada da pasta maior para ser entregue ao vice, Raquel Vale ganha a “administração e recursos humanos” - quiçá o quebra-cabeças da freguesia! Não deixará de ser relevante que esta pasta seja entregue à titular da pasta do ambiente pois, a julgar pelos ecos da praça, coisa que será necessário melhorar é o ambiente na casa grande. 
Não tardará, se continua a ter tantos elogios à loja solidária como até aqui, vai ficar também sem a pasta.
(Áreas: Coesão Social, ambiente, saúde pública, qualidade e modernização administrativa, administração e recurso humanos).

O dado curioso: com excepção do Vice, toda a restante equipa já trabalhou junta, e diz-se - vinha desempenhando um bom trabalho - pelo menos assim o impõe a análise dos resultados.
De repente a máquina emperra! 
Tendo em conta que só houve duas mudanças: a nomeação de um novo vice e a promoção do vice anterior... é caso para suspeitar que o actual vice é um destruidor de equipas! Ou então não... e só sobra uma opção!

Posto isto, há uma pergunta se me coloca:

Será que é desta que Benjamim Pereira assume o pelouro da Presidência? 
Ou continuará empenhado a 100% no pelouro do Marketing?

Sem comentários:

Enviar um comentário