segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Prof.º João Machado, o reconhecimento.

As mãos de um homem contam a história da sua vida.

As mãos do prof.º João Machado contavam a história da sua vida, eram mãos de trabalho pouco usuais em professores e mostravam o que era ser um herói silencioso.

O prof.º João Machado foi um dos heróis silenciosos da Escola Secundária Henrique Medina, tendo muitas obras sido realizadas pelas suas próprias mãos, quer em termos de obras artísticas, quer em termos de obras de construção civil. 

Inspirou muitos dos seus alunos a seguirem a área das artes e, principalmente, a potenciarem as suas ideias e os seus projectos pelo seu espírito disponível, afável e empreendedor.

O prof.º João Machado, como um adepto da causa pública e da escola pública, e por tudo o que fez nela e nela potenciou, merece um reconhecimento, não só por parte da Escola como da vereação da cultura e educação deste concelho.

Não direi que privei frequentemente com ele, apenas me lembro de ter falado com ele nos jantares do 25 de Abril, mas pelos relatos que ouvi a opinião sempre foi unânime e apontavam sempre na mesma direção, um homem que se dava aos outros de uma forma já muito pouco habitual.

Sei que o reconhecimento que ele mais queria era o reconhecimento de quem lhe era próximo e íntimo e isso, de certeza, que o já tinha há muito, mas o reconhecimento público também deve ser dado a quem o merece e ele merecia-o.

Sem comentários:

Enviar um comentário