domingo, 17 de abril de 2016

E uma Meia-Maratona?

Já por algumas vezes referi neste espaço que a Meia-Maratona de Esposende deveria ser recuperada.

Depois de ter participado na Meia-Maratona de Vigo-Baiona fiquei com a certeza de que em Esposende temos todas as condições para organizar uma prova destas.

Não são necessários grandes cenários, grande organização, grande staff para atrair quase 5000 pessoas para uma corrida deste tipo.

Em comparação com as meias-maratonas que se praticam no Porto ou em Lisboa, esta de Vigo foi muito mais leve, mais ágil, em termos de meios empregues e, mesmo assim, o nível de satisfação foi elevado e acho que esta seria um bom modelo a aplicar em Esposende, já que as de Viana do Castelo, Famalicão e Barcelos apostam em demasia no público do Porto e Braga e fica sempre a sensação que quem participa nelas vai e vêm no mesmo dia, não havendo lugar a pernoita na cidade onde ela é feita.

Penso que a Meia Maratona de Esposende deveria ser iniciada tendo em conta estes 2 público-alvos mas deveria evoluir para o público da Galiza e do Centro de Portugal para termos pessoas a ficarem nos nossos hóteis e a consumir nos nossos restaurantes e conhecerem e divulgarem Esposende de uma forma mais próxima.

Mas quando falo da Meia-Maratona de Esposende penso nas suas primeiras edições, abertas ao público em geral, e não a última em que apenas atletas federados poderam competir levando a uma prova algo isolada e contida.
 

Dessas primeiras edições faria alterações ao percurso já que me lembro que à época foi escolhido o sistema de 4 voltas a um circuito de 5km para fazer a distância total, algo que hoje seria francamente penoso e até desinteressante.
 
Claro que podem dizer que a Maratona de Zurique são 4 voltas a um circuito de 10 km e é uma das mais reputadas a nível internacional mas para isso a prova teria que ter outros atrativos, como prémios, publicidade da cidade,etc.


Fica a proposta. 

Sem comentários:

Enviar um comentário