domingo, 17 de abril de 2016

Esposende Altruísta, uma referência.

Uma das manifestações do estado civilizacional, educacional e económico de uma sociedade é ver a forma como ela preserva e cultiva as suas memórias.

Sou daqueles que não condena a recente vaga de novas edições de livros relativos a temáticas esposendenses, já que acho que essa memória coletiva é necessária e útil para a nossa melhor compreensão em termos do que a sociedade foi, é e virá a ser.

Um dos melhores casos de arquivar e exibir a memória coletiva é o Esposende Altruísta.

Um blogue feito por apenas uma pessoa que, entre outras temáticas, se inclina sobre as gentes de Esposende, recordando pessoas, famílias, barcos, festas, acontecimentos, pessoas que se notabilizam entre outros, e era este trabalho que seria necessário continuar mas de uma forma mais consistente e mais abrangente.

Seria bom também haver o "Fão Altruísta", "Gemeses Altruísta", "Mar Altruísta" para podermos ter este registo mais abrangente a outras localidades do concelho de Esposende e assim criar uma base mais alargada destas temáticas em todo o concelho.

Claro que o ideal seria avançar para a criação e compilação da enciclopédia Esposendense onde estas temáticas seriam abordadas e guardadas, no que seria uma obra que serviria de referência do ponto de vista histórico.

Um conjunto de livros que aglomerasse quais os registos familiares mais antigos, as empresas que existiram, os pescadores e agricultores que existiram, as associações de pessoas, os membros dos partidos, os clubes desportivos, entre outros, era algo que certamente seria do gosto das pessoas e seria uma obra de valor acrescentado.

Enquanto esta obra não chega, temos o Esposende Altruísta que pelo esforço de Luís Eiras vai colmatando estas falhas.

E esperemos que ele continue.

Sem comentários:

Enviar um comentário