quarta-feira, 4 de março de 2015

Penafiel 1 - 0 Esposende

Era uma vez uma autarquia, chamada Penafiel, cujo presidente da Câmara chegou ao limite de mandatos. Na eleição seguinte, em 2013, candidatou-se o seu número 2, que venceu. 
Se trocar o nome de "Penafiel" por "Esposende", a história permanece verdadeira. 
No entanto, invoco propositadamente o caso de Penafiel, porque ontem Paulo Portas, vice-primeiro-ministro, esteve naquela cidade a presidir à assinatura de contratos de concessão de apoio ao investimento, celebrados entre a autarquia penafidelense e 9 empresas, que vão investir 10 milhões de euros em Penafiel, criando 150 novos postos de trabalho
Esses contratos inserem-se no Plano Municipal de Atração de Investimento da autarquia, o qual foi apresentado no final do ano passado.
O novo presidente da Câmara de Penafiel, que nos 4 anos anteriores tinha sido aí vereador, não demorou muito tempo para que fosse elaborado um plano de atração de empresas e criação de emprego no seu concelho. 
Não teve, propriamente, que gastar tempo a conhecer os cantos à casa, nem a estudar os dossiers, para que, um ano depois de ter sido eleito, conhecesse forma o referido plano de atração de investimento.
Em semana de visita presidencial, permitam-me a honestidade: preferia que Esposende viesse antes a ser destaque noticioso pela visita do vice-primeiro-ministro a presidir à assinatura de contratos de investimento para o concelho, do que pela visita de Cavaco Silva para inaugurar a requalificação da frente marítima de S. Bartolomeu do Mar (obra importante, sem dúvida, mas que é mais do mesmo que vem sido feito pela Câmara, em termos de obras, ao longo dos últimos anos).
Bem sei que não é fácil a Esposende tornar-se uma silicon valley nortenha, nem tem de ser esse o fim. Mas nesta fase, seria importante que a ambição do concelho em ganhar o futuro fosse para além das intervenções em equipamentos e infra-estruturas. Um Plano de Investimento, como em Penafiel, ou um Plano Estratégico, como em Braga. A semântica pode mudar mas a base é a mesma. 

Sem comentários:

Enviar um comentário