domingo, 29 de março de 2015

Novos trabalhos na Marginal de Esposende

Quem passa pela marginal já se apercebeu certamente dos novos trabalhos na Marginal de Esposende.

Sou altamente favorável a esta recuperação, já que não faz sentido termos apenas uma parte da marginal com a ciclovia e, sinceramente, penso que este alargamento da renovação da marginal vai aumentar a área útil da marginal, colocando como trajeto de passeio a zona que vai desde a Avenida dos Banhos até à rotunda da Solidal.
Mas existe um pormenor que não percebo como será ultrapassado.

Com as remodelações em curso, uma boa parte do estacionamento junto à Avenida dos Banhos, assim como junto à zona da marina dos pescadores, vai ser suprimido. 

Se nos dias de Verão de maior tráfego já temos grandes complicações em termos de mobilidade, o que nos vai esperar neste verão? 

Percebo, e agora poderei ser algo preconceituoso, que em diversos gabinetes de arquitetura e planeamento o carro seja um inimigo a abater e que as políticas verdes sejam o fio condutor de todos os projetos, mas como é que pensam que as pessoas afluem à praia de Esposende?
Numa cidade que espera retirar grandes proveitos do turismo terá de haver uma solução para esta situação, já que obrigar as pessoas a deixar o carro a quase 2 km de distância no carro não me parece muito convidativo.

Esta situação até poderia ter algum proveito se a marginal estivesse equipada com bares e comércio e assim obrigaria as pessoas a passar por eles, mas como atualmente a  marginal é apenas um local de passagem, não me parece que se retirem grandes dividendos.

Deixo aqui uma sugestão: colocar as quilometragens na ciclovia para todos os corredores e ciclistas que a utilizam.

Sem comentários:

Enviar um comentário