terça-feira, 11 de agosto de 2015

Notas soltas

1. Em Maio, por ocasião do alargamento da ciclovia, chamei a atenção para a necessidade de, na zona junto ao Pé no Rio, delimitarem-se bem os espaços que competem a ciclistas e peões, respectivamente, uma vez que era utilizada por ambos indistintamente, sendo foco de potenciais acidentes.
Sempre em cima do acontecimento, o vereador Prof. Rui Pereira informou logo, numa nota simpática enviada, que tal delimitação estava já perspectivada na intervenção em curso na ciclovia. O que veio, de facto, a suceder.
A ciclovia, após a renovação levada a cabo, está ainda mais apelativa e segura. Registem-se, pois, a sua significativa melhoria, bem como a atenção do Município sobre o tema. 

2. Ainda no mês de Maio, em artigo escrito para o Jornal Notícias de Esposende, precisamente intitulado "Notas soltas", sugeri, numa nota, a atribuição a Joaquim de Carvalho, no dia do Município, da mais alta condecoração do Município, a Medalha de Honra.
Na semana passada, o Município divulgou o nome das personalidades que irão ser distinguidas no dia do Município.
A mais alta condecoração municipal, a Medalha de Honra, será atribuída a...Joaquim de Carvalho. 
Uma escolha em cheio, justa e acertada. 
Estranhou-se a ausência, na lista das distinções, do jornal "Farol de Esposende", que este ano assinala 25 anos. Basta ver que no ano passado a Esposende Rádio, que registava 25 anos, foi condecorada.
Tal "esquecimento" (eventualmente, na aparência, pois o Fórum Esposendense, a que pertence o jornal, foi condecorado no ano passado) não deixa de ser um pouco revelador da perda de expressão do jornal nos últimos anos. 

3. A lista de candidatos a deputados da coligação "Portugal à Frente" para o distrito de Braga não contempla nenhum candidato oriundo do concelho. Zero, como diria o outro. Desta vez, nem sequer temos um conterrâneo a concorrer por outro círculo eleitoral, como sucedeu há 4 anos com o forjanense Couto dos Santos, que concorreu por Aveiro.
Se do lado do CDS Esposende não surpreende que não haja qualquer nome  aproveitado a favor da coligação, do lado do PSD Esposende, dadas as sucessivas vitórias no concelho, assim como o histórico do partido local no distrito, esperava-se outro reconhecimento.
Claro que o peso numérico de Esposende face a outros concelhos do distrito (Guimarães, por exemplo), torna especialmente difícil a colocação de um nome local em boa posição. Nesse sentido, mais do que o preencher a quota por preencher, importa que o candidato proposto pelo PSD Esposende seja, de facto, uma figura local relevante, capaz de projectar-se para além do próprio concelho.
Na ausência de João Cepa (que, não fosse o desentendimento com o partido, seria o candidato ideal a indicar pelo PSD Esposende), o único nome que, eventualmente, poderia ser cogitado seria o do próprio presidente do partido local e da câmara, Benjamim Pereira. No entanto, tal hipótese, na prática, não teria qualquer viabilidade.
Perde assim, o PSD Esposende, mais uma oportunidade para ter algum relevo político no distrito.

4. Este ano Esposende apostou ainda mais forte na sua programação de Verão.
O mês de Agosto ainda não terminou, mas a avaliar pelo feedback dos forasteiros, as iniciativas têm sido uma aposta ganha.
Rui Pereira a marcar (ainda mais) pontos.

Sem comentários:

Enviar um comentário