sábado, 1 de agosto de 2015

São Bartolomeu, mas da Ponte da Barca...

E quando passava pela A28 fiquei espantado.

O cartaz que anunciava as festas de São Bartolomeu da Ponte da Barca fez-me lembrar as Festas de São Bartolomeu do Mar e o que elas poderiam ser.
Não sou bairrista, mas admito que ao ver aquele cartaz perguntei-me a mim mesmo se não poderia ser um cartaz de Esposende ali a figurar. O que nos faltava para podermos anunciar as nossas festas? Pouco ou quase nada.
Já escrevi neste blogue que São Bartolomeu do Mar pode ser um dos grandes cartões de visita esposendenses, quer na parte religiosa, quer na parte profana, se assim podemos dizer.
Ainda hoje fico surpreendido pela quantidade de pessoas que me contam que nos anos 80 e 90 vinham acampar para Mar para ver as festas, o banho santo, a romaria, os rapazes e as raparigas, e algum desse hábito se foi perdendo.

Sou um profundo desconhecedor da tradição de São Bartolomeu na Ponte da Barca, mas pelo que conheço da Ponte da Barca, esta nem é a sua principal festividade e mesmo assim os seus cartazes estão à saída do Porto.

Sei que o dinheiro não dá para tudo, nem dá para todos, mas chega a uma altura em que o turismo de Esposende terá que começar a fazer escolhas de cariz programático, dos eventos que apoia e que quer fazer deles seu cartaz.

Também sei que haverá um coro de críticas por parte de algumas juntas de freguesia que se sentirão lesadas, mas uma boa divisão dos lucros provenientes das outras atividades resolverá alguns problemas em termos de alinhamento. Esse será um jogo político que a Câmara e as juntas de freguesia terão de jogar, e no fim o negócio terá de ser bom para todos, como todos os bons negócios o são.

Temos de ser sinceros e o turismo de Esposende também o tem de ser, já o deve ser, ao admitir que Esposende enquanto concelho não tem capacidade financeira para ter um programa de festividades locais e um programa de festividades camarárias, e que a um dado momento estas duas realidades terão de ser mescladas para garantir a continuidade  dealgumas.

Alguém acredita que não haja mais festas no concelho de Viana do Castelo do que a Nossa Senhora da Agonia? Claro que existem, mas escolhas tiveram de ser feitas.

Sem comentários:

Enviar um comentário