sábado, 28 de janeiro de 2017

Miúdos na escola!

Quem passa pelas paragens de autocarro do nosso concelho pela manhã apercebe-se de uma onda silenciosa que todos os dias se desloca para fora do concelho para estudar.

Este é um fenómeno que está mais presente nas freguesias periféricas do concelho, como Forjães e Apúlia, cujo apelo de Viana do Castelo e Póvoa de Varzim levam pais e alunos a escolherem as escolas destes 2 concelhos vizinhos para fazerem o seu percurso académico.

Serei sincero ao dizer que não estaremos a falar de 500 alunos que se deslocam, mas estaremos a falar de quase uma centena de alunos que optam por esta via, e já nem falo daqueles que nos anos transatos o fizeram e que foram muitos quer o fizeram.

Seria interessante e pedagógico perceber o que faz com que estas pessoas tenham abdicado do concelho de Esposende, e dos apoios sociais que podem existir e da proximidade geográfica, para prosseguir os seus estudos nos outros concelhos.

Algo me diz que ouvindo estas pessoas poderíamos obter valiosos concelhos para melhorar a nossa oferta formativa e aspetos a melhorar na estrutura educativa esposendense.

Sem comentários:

Enviar um comentário