segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Esta (polémica) não compro

O Município de Esposende, pelos vistos, desperdiçou boa oportunidade para captar investimento para o concelho. 
A estória é revelada pelo vereador João Cepa: resumidamente, no dia 5 de Dezembro enviou e-mail ao Presidente da Câmara dando conta desta possibilidade, a qual teria de ser respondida até dia 7 do mesmo mês. Perante a ausência de resposta, o potencial investidor virou-se para outras paragens, acabando por optar fixar-se em concelho da região centro. 
"Até à presente data [10 de Fevereiro de 2018] não obtive qualquer resposta, pedido de esclarecimento ou de informação complementar.", lamenta João Cepa. Custa ver o Município deixar fugir tão boa oportunidade para o concelho, no que isso significaria de criação de emprego e contributo para as receitas municipais. Mas, pergunto-me, terão sido empregues todos os esforços para trazer o assunto para a agenda?
Recordando a factualidade: foi enviado um e-mail no dia 5, dando como deadline o dia 7. 
Pois bem, no dia do prazo final - 7 de Dezembro - teve lugar mais uma reunião do executivo camarário. Compulsada a acta da reunião, em particular o período de antes da ordem do dia, verificamos várias intervenções do vereador João Cepa, mas nenhuma delas dedicada a este potencial investimento no concelho. Em momento algum do período de antes da ordem do dia, existe qualquer alusão ao email do dia 5 e à urgência da sua resposta. 
Ora, tratando-se de uma oportunidade de capital importância para o concelho, seria lógico e natural que João Cepa aproveitasse a reunião para confrontar o Presidente da Câmara com o assunto, chamando a atenção para o mesmo e a sua relevância. 
Mais, sendo as reuniões do executivo registadas para acta, ficaria assim consagrada, para memória futura, a evidência de uma oportunidade que, por inércia ou desinteresse, o Executivo não agarrara. 
Mas nada disto tudo sucedeu. João Cepa nada disse na reunião, depositando todas as esperanças na resposta a um e-mail, mesmo correndo o risco de esse e-mail se poder perder nas dezenas de e-mails que um presidente de câmara recebe por dia. 
João Cepa surpreende-se com o aparente desinteresse municipal neste caso de potencial investimento externo no concelho, mas não menos surpreendente é o desinteresse do vereador esposendense em aproveitar a reunião de dia 7, termo do prazo para apresentação de proposta, para colocar o assunto na agenda, sabendo da sua relevância e da urgência do prazo. Se este tema era realmente prioritário, impunha-se, pois, a utilização de todas as vias disponíveis (e-mail, reunião de câmara, e-mail de lembrete, etc.) para dar andamento ao mesmo. Pelo menos, assim, João Cepa poderia dizer "tudo fiz para que Esposende conseguisse entrar na discussão por este investimento". No entanto, não foi o que aconteceu.
Esta polémica não tem, portanto, razão de ser.

Sem comentários:

Enviar um comentário