sábado, 31 de maio de 2014

Câmara dos Segredos

Muita preocupação devia ter a sociedade Esposendense!
Nos últimos anos temos vivido tempos de grande incerteza a nível nacional, mas também a nível local. 
É certo que a nível local tudo se mantém estável faz vários anos, que há uma política de continuidade e que muita coisa foi feita. No entanto há agora uma ruptura na forma como a comunicação é feita, causando a instabilidade.
Essa comunicação tem vindo a ser uma "montanha russa de emoções"; ora são as notas informativas camarárias que mais parecem a propaganda do partido, ora são as mesmas que aparecem desprovidas de conteúdo, sendo inócuas para quem as recebe. 
Há quem diga: "mais vale isto que não ter", pois eu acho precisamente o contrário. 
Já tive oportunidade, em sede própria, de chamar a atenção para este assunto. Vamos dar tempo ao tempo...

Mas a realidade é que neste momento, a Câmara parece a "Casa dos Segredos", em que revelar alguma coisa pode levar à expulsão; só falta mesmo uma "Teresa Guilherme" para apresentar tão grande "trapalhada". 
É que o segredo sobre como serão geridos os dinheiros da "coisa" pública, não é propriamente um segredo que agrade aos munícipes, ou, pelo menos não deveria ser. 
Acho fantástico que haja milhões de euros para aplicar e para "fazer obra", mas que ninguém saiba para quê e quando confrontado com estas questões, o nosso edil responda "vamos manter em segredo, o segredo é a alma do negócio". 
É claro que há detalhes que não se devem revelar, mas no seu conjunto, há que esclarecer os munícipes para onde é direccionado o dinheiro dos seus impostos, para que os mesmos se sintam esclarecidos e possam efectivamente fazer uma "democracia participativa".

Acho que já está ultrapassada a ideia que "o segredo é a alma do negócio", penso claramente que "a alma é o segredo do negócio".

A ver vamos se os segredos são revelados ou se levam a expulsão... Podem sempre revelar o que pretendem fazer sem entregar "o ouro ao bandido". Façam, mas façam bem...

Sem comentários:

Enviar um comentário