segunda-feira, 5 de maio de 2014

Corrida da Primavera

Em boa hora Rui Pereira e a sua equipa decidiram introduzir Esposende no calendário das corridas de estrada, em Portugal!
Nos últimos anos a prática da corrida intensificou-se a olhos vistos, tornando-se mesmo até num fenómeno viral (para empregar uma expressão tão em moda nestes últimos tempos).
Esposende, pela sua localização privilegiadíssima, oferece um palco sem paralelo a centenas de profissionais e amadores que apreciam correr ao ar livre. Bem junto ao rio, e com o mar no horizonte, haverá lugar melhor para correr 10km? Poucas cidades poderão apresentar idênticas credenciais, certamente.
A Corrida da Primavera está a fazer o seu percurso no panorama desportivo. Em comparação com a anterior edição, regista-se o aumento assinalável do número de participantes.
O percurso, esse, manteve-se inalterado. Para a edição do próximo ano talvez arriscasse, aquando da incursão pelo Farol, numa subida até ao "redondo", no que seria uma junção fantástica de rio e mar.
Outra sugestão prende-se com os "padrinhos" da prova. Mais uma vez voltámos a contar com Aurora Cunha no incentivo aos atletas. Mas as jóias da "coroa" não podem ficar de fora! João Ribeiro, Teresa Portela ou Paulo Gonçalves, destacados atletas esposendenses, podem e devem ser aproveitados na promoção da prova no concelho e além-concelho.
Uma vez que em Julho voltaremos a ter nova corrida em Esposende, seria interessante (a aplicar para o ano) que quem se inscrevesse nas duas corridas tivesse um desconto. Uma forma de poder contar ainda com mais participantes em ambas as provas.
Uma última sugestão respeita à dinamização do comércio local. Está ainda por ser inventariado o impacto da corrida nos restaurantes e pastelarias locais, mas pensando que muitos atletas vêm de localidades vizinhas, e que no final da prova se metem rapidamente nos seus carros para regressar a casa, talvez não fosse mal pensar nalgum pacote que  ajudasse a fixá-los mais umas horas em Esposende. Um pacote que, por exemplo, incluísse, para além de um duche após a prova (balneários da ADE, ciclo ou liceu), € 3 (valor meramente indicativo) em vales de refeição para ser gastos em restaurantes parceiros da prova.
A Corrida da Primavera tem tudo para nos próximos anos vir a ser das provas de 10km mais concorridas, com os consequentes e importantes reflexos na economia esposendense.

Sem comentários:

Enviar um comentário