terça-feira, 29 de abril de 2014

A homenagem que se impõe ao combatente esposendense

O que é que têm em comum a 1.ª Guerra Mundial e o 25 de Abril?
Desde logo, o facto de se tratarem de dois acontecimentos históricos que assinalam, em 2014, datas bem redondas. No caso da 1ª Guerra Mundial, marcam 100 anos desde o seu início. No caso do 25 de Abril, comemoram-se os 40 anos da revolução.
Por outro lado, ambos os acontecimentos têm o interesse de nos remeterem para participações militares por parte de Portugal. 
A 1ª Guerra Mundial foi, como o próprio nome indica, um conflito militar, mas cujas dimensões ultrapassaram tudo o que então a história conhecia, ficando com o epíteto de «Mundial» dados os seus contornos. Já o 25 de Abril foi o início do desenlace de uma guerra que Portugal travava então nas suas então colónias, a qual tardava em mostrar qualquer sinal favorável que justificasse tamanho empreendimento.
Tanto a 1ª Guerra Mundial, como a guerra colonial - que é sempre evocada no 25 de Abril -, contaram com a participação de militares oriundos do concelho de Esposende. Uns sobreviveram, e outros tombaram no campo de guerra.
Desconheço se existe, em Esposende, algum monumento, mural ou lápide evocativa dos esposendenses que arriscaram as suas vidas na defesa da pátria, longe das suas famílias, longe dos seus projetos de vida, muitos deles acabando por não voltar mais.
Inexistindo essa evocação histórica, fica a sugestão para que 100 anos depois do início da 1ª Guerra Mundial, e 40 anos depois da revolução do 25 de Abril, o concelho de Esposende preste tributo (uma escultura, ou uma lápide, etc.) aos seus filhos que deram as suas vidas em campos de batalha, em condições, que jamais, por muitos filmes e relatos escritos dessas épocas, conseguiremos ter uma verdadeira percepção.

Adenda: Hoje, um dia depois de ter escrito este post, desloquei-me até Ílhavo, e numa breve incursão pelo seu centro deparei-me, nem de propósito, com o seguinte tributo prestado pela cidade aos seus filhos que participaram na 1ª Guerra Mundial.


Sem comentários:

Enviar um comentário