sexta-feira, 11 de abril de 2014

A Indústria e o parque Industrial.

Num concelho com o nosso relevo acidentado e de população demasiadamente distribuída fica difícil a escolha de locais propícios para a instalação de unidades fabris, e ainda mais difícil a instalação de aglomerados de unidades fabris. E juntando as condicionantes de termos de proporcionar os melhores acessos às vias de comunicação (vulgo A28 e N13) e de preservar as zonas de paisagem protegida, temos um verdadeiro quebra-cabeças.
Neste contexto, a Zona Industrial de Esposende surgiu como uma lufada de ar fresco e uma possível saída para este problema, mas hoje é uma oportunidade quase-perdida.

Se no início a primazia foi a adjudicação dos terrenos a empresas que queriam lá instalar as suas unidades fabris (ou o equivalente), a verdade é que após alguns meses começamos a assistir a uma transfiguração daquela zona, com o advento de lojas dos chineses, lojas de vestuário, ginásios, cafés, culminando em 2005 com a instalação do Modelo e mais recentemente com o posto da Repsol. Dos diversos parques industriais que já fui conhecendo na minha vida profissional nunca conheci nenhum que tivesse um supermercado e um posto de combustível num espaço tão reduzido (podem-me dizer que o da Maia tem, mas as dimensões são outras) nem tal presença  de comércio como este.
Claro que muitos me dirão que esta é a forma mais rápida e mais vantajosa para os proprietários dos pavilhões e dos terrenos reaverem o seu dinheiro e que o preço de um espaço para comércio é bem mais valorizado do que o espaço para indústria e que é uma forma de animar aquela zona, mas fará sentido? Lembro-me de em conversas particulares algumas pessoas me terem referido o preço do m2 industrial de Esposende ser claramente o mais caro da zona norte e mais recentemente recordo-me das dificuldades de uma das promotoras imobiliárias em fazer negócio com alguns lotes de terreno naquela zona devido ao preço. Tendo em conta as restantes agravantes da distância a Viana do Castelo, Braga e Porto, este parque fica sempre preterido em relação a todos os outros numa comparação de custo-benefício.

Em que nos prejudica esta situação?

1)A fuga de mão-de-obra e do emprego. Sem a presença de indústrias que permitam agarrar as pessoas às suas localidades não teremos nunca condições para termos objectivos e visões mais auspiciosas, nunca teremos os recursos necessários para que o dinheiro seja distribuído pela sociedade esposendense, quer seja pelos comerciantes, arrendatários, escolas, hospitais, cafés.
2) A deslocalização do comércio. A instalação de grandes lojas naquela zona faz com que as pessoas esqueçam o centro e as lojas das suas freguesias.
3) Criação de “ilhas”. Afastada de tudo, aquela zona torna-se apenas acessível por automóvel e com os encerramentos de algumas lojas torna-se uma zona perdida.

O que podemos fazer?

1) O que advento sempre: Retomar nas nossas mãos o destino da nossa sociedade. As licenças para comércio e outras atividades devem ser restringidas naquela zona, quer as novas como as renovações.
2) O comércio deveria ser apenas permitido às empresas que têm as suas fábricas no mesmo pavilhão.
3) Um plano de transferência de empresas presentes noutras freguesias deve ser facilitado e incentivado, para garantir uma ocupação satisfatória do espaço quer a nível de utilização final do espaço.
4) Transportes públicos dedicados. Faria sentido colocar uma carreira que privilegiasse a movimentação das pessoas para aquela zona.
5) A adjudicação de mais espaços para comércio de grande dimensão. Aproveitar os espaços paralelos à N13, em especial atrás do MercAtlas, para colocar as grandes lojas.

Sem comentários:

Enviar um comentário