segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Os bravos (esposendenses) do pelotão

Pela pena do historiador esposendense Manuel Penteado Neiva surge a mais recente obra sobre a 1.ª Guerra Mundial, intitulada «Soldados com Rosto — A 1.ª Grande Guerra e os seus reflexos em Esposende». 
Manuel Penteado Neiva é um dos mais destacados historiadores que Esposende já teve, sendo responsável por importantes obras sobre a Etnografia, Arqueologia e História locais.
Aliás, ainda no primeiro semestre deste ano, publicou um importante livro sobre os primeiros 40 anos do poder local em Esposende, após o 25 de Abril de 1974, e que recomendo, sugestivamente intitulado "40 Anos do Poder Local em Esposende - Promessas e Picardias".
Com «Soldados com Rosto — A 1.ª Grande Guerra e os seus reflexos em Esposende», o autor descreve o posicionamento de Esposende no conflito, apresentando os combatentes do concelho que integraram o pelotão português que combateu pelos Aliados e as homenagens a eles dedicadas.
Uma obra imprescindível na historiografia militar portuguesa e, em especial, na historiografia local, que enriquece o património cultural de Esposende e, assim saibam os agrupamentos escolares do concelho valorizar, merece ser dada a conhecer junto dos jovens esposendenses, para que saibam que a história do concelho não se resume às antas nem aos castros. 

Sem comentários:

Enviar um comentário