sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

A Deus

O Pe. Miguel, assim o conheci, foi o orientador da edição 2013 do centro de preparação para o matrimónio (CPM), na qual participei.
Confesso adepto fervoroso do Braga, foi na cidade dos arcebispos que se deparou com um grafitti num mural e que lhe despertou imediata atenção: «Sorriste-me, agora atura-me.»
Disse que aquela frase não poderia ser melhor apropriada para o CPM que aí vinha.
No final de cada sessão, em que o Pe. Miguel refletia sobre o tema que tinha sido debatido, surgia, invariavelmente, aquele que, muito apropriadamente, se pode dizer que foi o lema desse CPM: «Sorriste-me, agora atura-me.». Que nunca deixássemos de ter isso presente, avisava graciosamente o Pe. Miguel.
Foi uma agradável surpresa ter conhecido e privado com o jovem pároco de Apúlia e Rio Tinto. Embora não fosse seu paroquiano, ficou uma impressão muito, muito positiva.
Voltei a ver o Pe. Miguel no ano seguinte, na celebração eucarística da peregrinação anual do arciprestado de Esposende, no santuário de Nossa Senhora da Guia, situado no alto do monte em Belinho. Na sua “casa”, fiquei agora a saber.
A notícia do falecimento do Pe. Miguel, pelas circunstâncias trágicas em que tal ocorreu, e pela vida jovem que foi, subitamente, interrompida, constituiu um choque enorme em toda a comunidade, onde me incluo. Através dos relatos que vão sendo partilhados por amigos e crentes, reforço a impressão que já tinha sido gerada nas sessões do CPM: o Pe. Miguel era um pároco muito promissor, daqueles que muitas vezes dizemos fazerem falta à Igreja para renovarem a dinâmica da comunidade e, assim, trazerem de novo gente ao encontro com Cristo.
Nestes últimos dias têm surgido, com muita frequência, as lembranças daquelas noites geladas nos idos de janeiro de 2013, em que o Pe. Miguel, com o seu bom humor, ia aquecendo a assistência com ânimo e boa disposição.
«Sorriste-me, agora atura-me.» é lema que está cristalizado na minha memória, surgindo pela entoação afável do Pe. Miguel.
No Pe. Miguel encontro agora um especial intercessor junto de Deus, para ajudar-me a cumprir fielmente este meu dever de cristão, resumido no lema que o bom pastor introduziu: «Sorriste-me, agora atura-me.» 

Sem comentários:

Enviar um comentário