sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Votar, sempre!

A sociedade só tem os políticos que ela merece.

O voto é útil, o voto é uma arma, o voto é a oportunidade que é dada às pessoas de se exprimirem e de deixaram uma marca na sociedade.
O voto não é um “gosto” no Facebook, não é um comentário no site do JN, não é um email de protesto a falar sobre os privilégios dos ministros enviados aos colegas de trabalho.

O voto é a diferença entre os que se importam e os revolucionários de sofá.
Percebo quem vota em branco mas não respeito quem se abstém de ir votar. Quem não vai à luta e não toma partido, mesmo que em branco, não merece a minha condescendência, nem lhe reconheço o direito a reclamar da classe política porque deixa nas mãos dos outros a escolha deles.

A atitude do “são todos iguais", "deviam acabar com os políticos", "na Suécia é que é "ou o “o que importa é trabalhinho”, para justificar a ausência do acto eleitoral não é mais do que o assumir uma atitude passiva, complacente, relaxada perante as dificuldades naturais da construção de uma sociedade.
Quem acha que a sociedade se constrói sem políticos, sem representação da sociedade civil, baseando-se num conjunto de normas e burocratas que apenas executam, e guiada por empresários e alguns iluminados, não percebe o que é a democracia e quer caminhar para uma ditadura.
Quem acha que uma sociedade se constrói colocando a participação cívica em standby nada mais deseja que tudo continue na mesma.
A classe política e os políticos são da exclusiva responsabilidade das pessoas.

Se a sociedade portuguesa participasse na vida dos seus partidos como participa na vida dos seus clubes de futebol talvez hoje as listas dos partidos fossem melhor constituídas, melhor representadas, talvez fossem constituídas pelos melhores porque quantos mais participarem maiores serão as oportunidades de apurar os melhores.
Quem acha que não escolher quem lhe vai decidir o seu futuro é normal, é aceitar a sua incapacidade em escolher o caminho que essa pessoa segue.

Resumindo, votem pelo vosso futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário