quarta-feira, 25 de maio de 2016

Informação Municipal - um outro olhar


Quem sabe se inspirado no caso esposendense, o Município do Porto estreou-se, muito recentemente, na distribuição de jornal gratuito junto dos respectivos munícipes.
A publicação de jornais ou boletins camarários de natureza informativa encerra sempre grande polémica: desde os gastos associados à produção e distribuição, passando pela parcialidade que domina as notícias publicadas, ao culto de personalidade do edil.
Como o Manuel Pereira oportunamente aqui referiu é positivo que, a bem da transparência, uma Câmara Municipal faça chegar, ao máximo de munícipes possíveis a informação sobre a sua actividade, incluindo as deliberações que são tomadas, as medidas aplicadas ou em curso e, não menos importante, o modo como o orçamento municipal está a ser executado.
Da minha parte, não tenho qualquer preconceito relativamente ao boletim informativo do Município de Esposende.
Nesse âmbito, porque acho que este veículo de informação pode ser melhorado, deixo duas sugestões retiradas do exemplo portuense recém-lançado:
A primeira sugestão prende-se com a entrevista a personalidades do concelho. 
Há esposendenses que se destacam no país e, nalguns casos, até mesmo fora dele, nas suas áreas de atividade. Muitos deles são, porém, desconhecidos à generalidade dos esposendenses. Seria interessante poder dar a conhecê-los. A título de exemplo: daqui a poucos meses temos os Jogos Olímpicos e os esposendenses Teresa Portela e João Ribeiro vão participar. Por que não entrevistá-los, juntamente com Belmiro Penetra, o primeiro esposendense a ter participado nuns Jogos Olímpicos?
A segunda sugestão respeita à participação das forças políticas representadas na Assembleia Municipal de Esposende. 
Sendo o Boletim camarário um meio de comunicação pago com o dinheiro de todos os esposendenses, é da mais elementar justiça que reflicta essa pluralidade, dando também espaço aos partidos que representam todos os munícipes do concelho para partilharem a sua opinião.
Doutro modo, o boletim nunca se livrará da crítica de ser tendencioso e parcial, o que, estamos certos, não se encontrava nas razões fundadoras que presidiram ao seu lançamento. 

Sem comentários:

Enviar um comentário