domingo, 1 de maio de 2016

O ranking desperdiçado

E Benjamim Pereira perdeu uma boa oportunidade para calar os críticos.
Falou-se muito acerca da descida abrupta da posição de Esposende no ranking denominado City Brand Ranking, feito pela Bloom Consulting.
Muito se falou da descida e logo houve vozes críticas a falarem de vergonha e de como isto demonstrava a falta de aptidão de Benjamim para o cargo, e se o caso fosse de uma subida teríamos então uma grande publicidade acerca do tema.
Neste caso Benjamim, ou a sua equipa de comunicação, perdeu a hipótese de domar este tema e vir a terreiro dizer a verdade e desmascarar as meias-verdades das críticas.
Senão, vejamos...
Este ranking é baseado em dados estatísticos sobre o crescimento de novos negócios (Negócios), novos turistas (Visitar) e novos residentes (Viver), mas relaciona estes dados com as  visualizações nos motores de busca que existem na internet e nas redes sociais, tal como Google, Facebook, Instagram, entre outros, medindo assim a força e a pujança do concelho como marca comercial mas também a força das empresas, turistas e novos residentes desse concelho.
O ranking tem também em linha de conta com a população residente, mas os concelhos de maior população saem sempre beneficiados já que existe maior atividade e novas entidades nos 3 campos como os concelhos que tenham presença estrangeira já que se procuram mais serviços pela internet.
Olhando para o ranking vemos que Albufeira aparece muito bem classificada devido ao tipo de procura que é feita neste concelho e ao tipo de negócio que aqui existe e ao tipo de clientela e população flutuante. Por muito que tenha uma relação afetuosa a Albufeira, considerar que o cidadão comum vive melhor em Albufeira do que Esposende é no mínimo cómico.
Ou seja, para Esposende ter uma boa classificação neste ranking é essencial fazer muita mais publicidade, aparecer muito mais, fazer as pessoas clicarem no sítio certo, algo pelo qual Benjamim tem sido altamente criticado por alguns sectores da sociedade esposendense.
Isto que eu acabei de dizer deveria ter sido dito por Benjamim e não por mim. Ao explicar este mau resultado teria ganho força e créditos para apostar na publicidade do concelho,teria demonstrado a mão escondida de alguns dos críticos que omitiram do que o ranking se tratava e acima de tudo demonstraria que estava à vontade com resultados menos bons e mostrar que outros conselhos também caíram e isso não significa uma perda de qualidade de vida dos cidadãos.

Para relembrar.

Sem comentários:

Enviar um comentário