quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Robin Williams, 7.ª arte e auditório

Não fossem os ciclos de cinema no Verão, para miúdos e graúdos, que em tempos idos do século passado a Câmara de Esposende levou a cabo, e provavelmente até hoje ainda não teria visto 3 extraordinários filmes que consolidaram a minha paixão pela 7.ª arte Jumanji, com Robin Williams, Laços de Ternura, com Jack Nicholson e Cinco Dias, Cinco Noites, com Paulo Pires e Vítor Norte.
Foram sessões em que o auditório estava cheio, e que possibilitaram a muitos esposendenses a oportunidade de cultivarem um hábito de lazer que a carteira, infelizmente, não permitia. Por razões que desconheço, estes ciclos de cinema foram sol de pouca dura.
Hoje em dia, quando vejo o sem número de atividades desportivas que a Câmara vem promovendo (e bem, note-se) nesta altura do ano, pergunto-me sobre o que faz falta para que sejam retomados os ciclos de cinema que sabem sempre tão bem no Verão e que têm, efetivamente, adeptosCiclos de cinema dedicados a um ator ou realizador específicos, ou a determinado género da 7ª arte (fantasia, romance, drama, etc).
Ainda antes de conhecer o Clube dos Poetas Mortos ou Bom dia Vietname, Robin Williams entrou diretamente no meu top-3 de atores preferidos de sempre por causa, durante alguns anos, de Jumanji, filme esse que me foi dado a ver no referido ciclo de cinema de Verão no auditório.
Quantos jovens esposendenses não poderiam ter o seu Jumanji, se não se fizessem essas sessões de cinema com regularidade, onde são exibidos filmes que já têm alguns anos e que muitos nunca tiveram oportunidade de ver ou desconhecem.
Imperdoável, de Clint Eastwood, um dos meus filmes preferidos de sempre, conheci-o, precisamente, por causa de um ciclo de cinema dedicado ao western, mais de 20 anos depois do seu lançamento.
Em resumo, Esposende tem de retomar uma das suas melhores práticas de Verão, algures perdida no tempo, e suscitar em miúdos e graúdos paixões pela 7.ª arte que marquem as suas vidas, como os filmes que já citei marcaram a minha.

Sem comentários:

Enviar um comentário