domingo, 12 de fevereiro de 2017

A frieza dos números


"Os números governam o mundo" - Pitágoras

Há quem goste de números, há quem os deteste. Uma coisa é certa, os números encerram em si as verdades universais. 
Podem ser manipulados? Podem, vemos isso muitas vezes, mas no fim, nas aplicações das regras básicas da matemática,  tudo vem ao de cima... É como o azeite em água!!!

Comecei este texto com uma célebre frases de Pitágoras, o tal da hipotenusa e dos catetos, porque apesar de ter mais de 2000 anos de existência é uma afirmação muito adaptada ao nosso tempo, à qual apenas acrescentaria o dinheiro (que são números, não passam de números). 
Há números para todos os gostos!
Também assim é em Esposende, se por um lado temos uma excelente posição no que concerne à eficiência financeira, 2º na região Norte e 1º  no Distrito de Braga (o que agora dá para dar tudo a toda a gente - é ano de eleições), por outro descemos 75 posições no índice de transparência informativa, passando do lugar 42 (em 2013) para o lugar 117, e baixando 9 posições em 2016. 

Ora, este índice avalia a informação de interesse público divulgado no site do Município. Numa era marcada pela informação digital, esta descida deveria envergonhar quem tutela a informação Municipal; numa altura de informação digital deixar as plataformas digitais "ao abandono" para ter meios de comunicação em papel (que não digo que não) é dar um tiro no pé; em anos que o departamento de marketing e comunicação cresceram, ter este resultado é um desastre.

Mas espelha bem o que se passa no Município e dá ainda mais força às posições que a oposição tem tomado na Assembleia Municipal quando questiona do atraso na publicação das deliberações, atas, etc, etc. 

A ver vamos se este índice melhora, porque não queremos ser 8 numas coisas e 80 nas outras, porque ai seremos um Concelho disforme.

Sem comentários:

Enviar um comentário