sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Mês decisivo

O ano de 2017 corre vertiginosamente e eis que chegamos hoje à simbólica distância de 1 mês apenas até 1 de Outubro, dia eleitoral que marcará os destinos de Esposende para os próximos 4 anos.
Os 30 dias que se seguem serão muito intensos para todas as candidaturas, em que cada uma procurará captar o maior número de eleitores possíveis por forma a assegurar a realização dos objectivos realisticamente traçados (PS e CDS manter o vereador eleito, preferencialmente conseguindo um segundo vereador; CDU eleger um vereador; PSD e Juntos pela Nossa Terra vencer as eleições, preferencialmente com maioria absoluta).
Os cartazes já estão espalhados pelo concelho (globalmente, estão bem conseguidos, com boa selecção de imagem/fundo), embora o trabalho de casa se faça no contacto porta a porta, com a distribuição dos programas eleitorais e apresentação dos candidatos.
Para manifesta infelicidade da história autárquica esposendense, não existe tradição de debates políticos entre os candidatos (com honrosa excepção de iniciativa levada a cabo em 2005 no Suave Mar), o que é pena, pois as candidaturas só teriam a ganhar, e consequentemente o eleitorado, com o confronto de programas e melhor explicação de algumas das medidas propostas. Para não falar de podermos ter uma noção, junto de cada candidatura, de qual será a sua posição na eventualidade de não lograr a maioria absoluta. Um político com medo de ir a debate é como o estudante de Direito que foge a sete pés de fazer uma oral.
O facto de, pela primeira vez na história da democracia esposendense, se confrontarem dois candidatos que já exerceram a função de presidente da câmara, indicia que estas serão as eleições mais disputadas de sempre. Oxalá todos os candidatos consigam mobilizar o maior número de eleitores possível, pois seria excelente atingir uma marca  de participação eleitoral histórica.
Da parte do Largo dos Peixinhos, iremos acompanhar esta recta final de pré-campanha e campanha eleitorais. Em modo de serviço público, partilhamos os links disponíveis das candidaturas:

PSD Esposende: http://www.benjamimpereira2017.com/
Juntos pela Nossa Terra: http://cepa2017.pt/ 
PS Esposende: http://esposendeps.com/
CDS Esposende: https://www.facebook.com/Esposende2017/

Sem comentários:

Enviar um comentário